O Aluguel de temporada é uma excelente alternativa para aqueles que buscam uma maior estadia durante uma viagem, visto que, é possível obter maior privacidade e conforto. Segundo o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, o mercado imobiliário é muito regional e varia muito de país para país. Veremos neste artigo como funciona o mercado de aluguel e as principais diferenças entre Brasil e Portugal, um dos destinos mais visados para turismo e empreendimentos. Leia a matéria completa para saber mais
Legislação e Regulamentação Específica
No Brasil, a locação de um imovel por temporada é legalmente amparada por normas federais, tal qual a Lei do Inquilinato (Lei 8.245, de 18/10/1991). O artigo 48 da lei mencionada, garante que o proprietário pode dispor seu imóvel para locação por temporada, que deve ter como prazo até 90 dias de ocupação. Em Portugal, a legislação sofreu alterações devido à grande ocupação e busca por aluguéis nesta categoria. Entre as principais mudanças, podemos citar a criação da área de contenção – regiões onde os órgãos competentes podem impor limites ao número de unidades de alojamento local.
Perfis de Propriedades Mais Procuradas
De acordo com o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, o mercado imobiliário é muito diversificado e é completamente movido pela lei da “oferta e procura”.O aluguel de temporada é muito buscado por grupos e famílias que viajam, normalmente a turismo, e algumas questões são analisadas para fechar um contrato de aluguel. Tais pontos são válidos para qualquer que seja o destino dos viajantes. Procura-se sempre por propriedades que tenham fácil acesso a vias principais e ao transporte público, além da proximidade a serviços essenciais, como supermercados, farmácias e unidades de saúde. A segurança do bairro no qual o imovel está localizado também é um tópico de suma importância para a escolha.
Variação de Preços e Temporadas de Alta Demanda
No Brasil, a alta temporada abrange os meses que coincidem com as férias e grandes celebrações em nosso calendário: dezembro, janeiro, fevereiro e julho. As festividades tradicionais como natal, réveillon, carnaval e festas juninas, acrescentam um atrativo extra aos destinos. O ápice da demanda na alta temporada se traduz em preços mais elevados, conforme pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SP (CRECISP), no ano de 2022 que mostrou um aumento de até 196,19% no preço dos imóveis alugados para o Natal e Ano Novo. Já em Portugal, também caracterizada por um grande aumento nos valores dos aluguéis e passagens aéreas, a alta temporada ocorre no verão, entre os meses de junho e setembro, além é claro, dos feriados de natal e ano novo.
Plataformas e Canais de Aluguel Mais Utilizados
Segundo o empresário Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a nova geração é menos apegada ao patrimônio e mais voltada à liberdade, procurando por vezes soluções de aluguel em vez de aquisição. Levando tal fato em consideração, os meios mais utilizados para fechar um contrato de aluguel de temporada são comuns entre Brasil e Portugal. Podemos citar o Airbnb, um dos sites mais conhecidos no ramo, que dispõe a locação de espaços inteiros ou quartos avulsos ao redor do mundo. Os anúncios publicados são de responsabilidade dos anfitriões dos imóveis e em caso de dúvidas, o contato pode ocorrer através da própria plataforma.
Impacto do Turismo na Oferta de Aluguéis de Temporada
O turismo impacta diretamente nas ofertas de aluguéis de temporada tanto no Brasil quanto em Portugal. Os períodos caracterizados como alta temporada em cada região proporcionam um crescimento significativo no número de turistas. Com isso, temos o aumento da demanda na busca por aluguéis de temporada e consequentemente um aumento nas taxas cobradas pelos locatários.
Rentabilidade e Retorno do Investimento
Investir em um imóvel para aluguel de temporada pode ser uma excelente oportunidade de negócio, visto que além do retorno financeiro, oferece maior flexibilidade ao proprietário do imóvel. Todavia, é necessário que o ímovel seja bem localizado e atenda facilmente as necessidades do público alvo. Como explica o especialista Nuno Canhão Bernardes Gonçalves Coelho, a quantidade de oferta em cada região também deve ser levada em conta ao considerar investir em um imóvel com essa finalidade.
Potencial de Crescimento e Perspectivas Futuras
Como informado pelo empresário Nuno Canhão Bernardes Goncalves Coelho, a inflação global gerada na pandemia em função de constrangimentos nas cadeias logísticas está mais controlada e as taxas de juros do mundo todo começaram a baixar. Esse fato nos traz uma perspectiva de melhorias no cenário imobiliário, melhorias essas, que não ocorrerão de maneira imediata e sim, a longo prazo. Essa previsão atrai a atenção da população, com o mercado imobiliário mostrando ser uma boa alternativa para aqueles que querem efetuar um investimento.