Se as contas não fecham no fim do mês é hora de repensar os gastos dentro de sua casa. Segundo o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, um dos maiores problemas de grande parte das famílias brasileiras que acabam tendo os seus bens leiloados e ficam com o nome sujo na linha de crédito é exatamente não considerar os gastos que estão fazendo sem necessidade. Para não ter problemas como esse, continue lendo esse artigo até o final!
O que é uma revisão de gastos?
Antes de qualquer outra coisa, é muito importante entender exatamente quais são os gastos que envolvem a vida de sua família. Isso significa que será preciso realizar uma revisão de gastos mais eficiente, observando exatamente o que vocês têm gastado e quais são as prioridades de sua casa.
Importância de reduzir os gastos da casa
Apesar de muitas pessoas não considerarem importante, a análise dos gastos para que seja possível reduzi-los é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida e saúde financeira das pessoas. De acordo com o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, ao reduzir os gastos da casa é possível realizar mais investimentos, ter uma poupança significativa e ficar longe das dívidas.
Colocando os gastos no papel
A primeira etapa para fazer uma revisão de gastos mais prática eficiente é colocar tudo no papel, ou seja, anotar todos os gastos que são feitos mensalmente e que devem ser registrados, sejam grandes ou pequenos. Entre eles, coloque gastos com alimentação, saúde, lazer, contas em geral, mensalidades e tudo o que faz parte do dia a dia de sua família.
Defina o que é essencial
Com todas as informações sobre os gastos de sua família feitas, é hora de separar quais são os gastos mais importantes e fundamentais. De acordo com o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, esse é o momento de priorizar as contas, aluguel, dívidas e gastos que não podem ser deixados de lado. Por fim, anote os gastos de menor prioridade.
Faça o seu orçamento mensal
A partir desses registros é possível partir para a última etapa da revisão de gastos, que é exatamente concluir qual o orçamento da família e, a partir disso, mudar os hábitos financeiros dentro de casa. Para o Dr. Amauri Jacinto Baragatti, é muito interessante que esse orçamento compreenda os gastos fixos, os gastos variáveis e, especialmente, o valor estipulado para investir em uma poupança.
Outras dicas importantes
Como você pode ter percebido, realizar uma revisão de gastos é apenas uma parte para ficar longe das dívidas e não ter problemas com a justiça. De acordo com o advogado Amauri Jacinto Baragatti, quando a situação fugir de suas mãos, é interessante recorrer aos profissionais da contabilidade e aos advogados especialistas na revisão de dívidas para que seja possível ter mais saúde financeira.