Governo dá 48h para Google e Meta tirarem do ar anúncios falsos do Desenrola

Plimp Malvern
Plimp Malvern
1 Min Read

Senacon ameaça com multa de R$ 150 mil caso plataformas não cumpram a solicitação e ainda exige relatório de transparência

O governo federal solicitou que as plataformas Google e Meta (operadora do Facebook e Instagram) retirem em 48 horas os anúncios falsos sobre o programa Desenrola Brasil, utilizados por golpistas para enganar devedores nas redes. A determinação é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, e foi feita por meio do despacho 1.191, que foi publicado nesta quarta-feira (26) no Diário Oficial da União (DOU). Caso não cumpram a orientação, as gigantes de tecnologia poderão ser multadas em R$ 150 mil por dia.

A norma também solicita que as big techs apresentem um relatório de transparência que indique quais são as medidas adotadas pelas empresas para limitar a propagação de materiais. Neste caso, o prazo é de até dez dias.

Após o lançamento do Desenrola Brasil, cujas dívidas podem ser renegociadas apenas diretamente junto aos bancos credores, golpistas passaram a tentar enganar consumidores, prometendo quitar dívidas dos internautas que cadastrem seus dados em um link para a fraude.

Share This Article
Leave a comment