Já imaginou largar a vida pacata dos Simpsons que vivemos hoje e vivermos no mundo dos Jetsons? Ter posse das tecnologias do Tony Stark? Ter sua vida facilitada e com maior eficiência? Tudo isso se torna possível com o uso da IoT (“Internet of Things”), ou melhor, Internet das Coisas! Essa revolução está apenas começando, mas já transformou a maneira como o mundo da Engenharia se posiciona a respeito de processos industriais, casas inteligentes e até mesmo cidades inteiras interconectadas com essa inovação!
A IoT se trata de uma rede de dispositivos físicos que usam tecnologias como sensores, atuadores, microcontroladores, softwares, entre outras ferramentas, para se conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas, tudo isso por meio da internet. A tecnologia IoT permite que dispositivos físicos coletem dados de telemetria diversos do ambiente com seus sensores, interpretem e controlem comandos por meio de seus microcontroladores, e operem tarefas diversas com seus atuadores. Tudo isso está conectado com os mais diversos protocolos de comunicação como Wi-fi, Bluetooth ZigBee, LoRa, NB-IoT ou o mais moderno e empolgante deles, o 5G!
Essa complexa rede de tarefas e conexões permite que dispositivos se comuniquem através da internet e interajam tanto com outros dispositivos físicos, como com bancos de dados e outras infraestruturas digitais que ampliam ainda mais as possibilidades de ação com essas informações. A tecnologia IoT permite que a interconectividade, interseccionalidade e dinamismo do mundo da Web e da internet se transfiram para o mundo físico – permitindo a criação de uma rede complexa de maquinários que visam maximizar a nossa produtividade e conforto humano. Há uma enorme diversidade desses dispositivos que se encaixam nessa revolução; a exemplo de aparelhos domésticos, câmeras de segurança, TV Smart, máquina de lavar roupa, carros, semáforos, maquinários industriais, dentre outros.
Um dos dispositivos de IoT mais populares e pesquisado no mercado atualmente é a Alexa da Amazon, conhecida por controlar diversos dispositivos em nossas casas apenas através de comandos de voz do usuário! Outros exemplos incluem termostatos inteligentes, que ajustam a temperatura de sua casa com base em seus hábitos diários, e sistemas de irrigação automatizados, que monitoram a umidade do solo e ajustam a rega conforme necessário, economizando água e mantendo seu jardim saudável.
A IoT é fundamental para o futuro, pois tem potencial de melhorar significativamente a experiência humana nos mais diversos ramos. Tratando-se das famosas Smart Cities, por exemplo, por meio da IoT é possível criar um sistema em que todos os semáforos da sua cidade estão interconectados com sensores nas ruas e estradas, permitindo que dados de trânsito e movimentação dos veículos sejam levados em conta para operar a logística desses sinais – diminuindo congestionamentos drasticamente. Imagine um cenário onde a coleta de lixo é otimizada com base em sensores de nível de preenchimento, ou onde a iluminação pública é ajustada automaticamente de acordo com a presença de pedestres, economizando energia e aumentando a segurança.
Pode-se citar também suas aplicações no ramo industrial e empresarial. Há sensores inteligentes capazes de monitorar equipamentos industriais em tempo real, antecipando falhas, identificando gargalos na produção e – portanto, possibilitando otimizar os processos produtivos. Isso significa evitar desperdício de recursos valiosos como tempo e dinheiro, maximizando a eficiência e lucros da sua empresa. Imagine fábricas onde as máquinas comunicam umas com as outras para ajustar suas operações de forma autônoma, garantindo uma produção mais eficiente e menos sujeita a interrupções.
Por fim, há ainda uma intrigante aplicação do IoT: as Smart Homes! Imagine viver em uma casa inteira conectada por IoT, assim como os Jetsons ou o Tony Stark! Isso possibilitaria, por exemplo, controlar a intensidade, cor e potência de todas as suas lâmpadas na palma da sua mão. Ou ser capaz de acionar música nos mais diversos ambientes com somente alguns cliques. Ou aprimorar a segurança da sua família com câmeras inteligentes que utilizam IoT! Ou então controlar o termostato por meio de um simples aplicativo. Smart Homes são mais eficientes energeticamente, além de poderem prover mais segurança e conforto para sua família. Com o avanço da tecnologia, essas casas poderão até mesmo aprender seus hábitos e preferências, ajustando automaticamente diversos aspectos do ambiente para se adequar ao seu estilo de vida.
Na 3E Unicamp – empresa júnior de engenharia elétrica – estamos na vanguarda dessa revolução tecnológica. Nossos jovens talentos estão aptos e qualificados para utilizar a IoT para transformar suas ideias em realidade, com soluções inovadoras e com excelente custo benefício. Além de desenvolver projetos personalizados para cada cliente, a 3E também oferece consultoria especializada, ajudando empresas a integrarem a IoT em seus processos de maneira eficiente e estratégica. Estamos comprometidos em explorar o potencial dessa tecnologia para criar um futuro mais conectado, inteligente e sustentável para todos.